Cabos de Aço para Elevadores, Guinchos e Cintas

Com qual material é feito o Cabo de Aço? Entenda!

Com qual material é feito o cabo de aço?
Com qual material é feito o cabo de aço?
Conteúdo do post

Aprender com qual material é feito o cabo de aço te ajuda a entender, também, a real durabilidade e capacidade de resistência desse tipo de material. Afinal, existem muitos tipos diferentes de cabos de aço e todos eles possuem uma serventia específica.

Neste artigo, a Cabofer vai te ajudar a entender mais sobre com qual material é feito o cabo de aço, revestimentos e como eles são feitos. Continue lendo!

Com qual material é feito o cabo de aço?
Com qual material é feito o cabo de aço?

Você sabe com qual material é feito o cabo de aço?

Pode parecer simples, mas o principal material do cabo de aço é o arame fio-máquina. Ou seja, o cabo de aço é feito com esse tipo de material que, em várias camadas, forma uma excelente resistência e durabilidade para os mais diversos fins de utilização. O processo de composição dos arames é chamado de trefilação.

Cada cabo vai ter uma diferenciação na sua composição. Alguns são inoxidáveis, outros são galvanizados, mas todos possuem uma resistência específica para cada tipo de suporte. Inclusive, veja também quais são os tipos de cabos de aço que existem.

Como é feito o cabo de aço

Com os arames fio-máquina preparados, os cabos de aço são feitos a partir da trefilação. Ou seja, os arames são esticados e enrolados em espiral. Esse processo de torção garante uma série de benefícios para o material, especialmente no que diz respeito à durabilidade.

É por isso que um cabo de aço, mesmo feito em arame, tem a capacidade de erguer muitos quilos. Inclusive, nós temos um artigo sobre quantos quilos suporta o cabo de aço. Dê uma olhadinha lá!

Cabo de Aço

Cada necessidade exige um tipo de cabo de aço

Os cabos de aço possuem muitas diferenças entre si. Ou seja, cada modelo é único e indicado para um tipo de trabalho. Por isso é muito importante contar com ajuda especializada, de profissionais que entendam do assunto e possam oferecer as melhores alternativas de cabos de aço para o seu projeto. Abaixo, veja laguna locais que os cabos de aço podem ser utilizados em suas mais diferentes versões:

  • Elevadores e guindastes;
  • Pontes suspensas;
  • Linhas de transmissão de energia elétrica;
  • Sistemas de ancoragem de navios;
  • Sistema de suporte de mastros de navios e plataformas de petróleo;
  • Estruturas de sustentação de antenas e torres de telecomunicações;
  • Linhas de vida para trabalhadores em altura;
  • Suporte para esportes de aventura, como tirolesa e rapel;
  • Linhas de tração em veículos, como carros e motocicletas;
  • Sistema de suporte de redes e arames em cercas e telas;
  • Cordas de reboque para barcos e outros veículos náuticos.

Cada finalidade pede um revestimento e um acabamento. A seguir, saiba mais sobre alguns tipos de revestimentos que são usados nos cabos de aço.

Leia também o artigo: Veja quais são os Tipos de Cabos de Aço que existem

Cada necessidade exige um tipo de cabo de aço
Cada necessidade exige um tipo de cabo de aço

Revestimentos e acabamentos: Cada cabo tem sua própria exigência

O revestimento do cabo de aço é muito importante para que ele dure o tempo correto onde quer que seja exposto. Nesse caso, você poderá ter cabos de aço revestidos de maneira inoxidável, galvanizados, polidos, com PVC ou nylon.

Continue lendo para saber mais sobre esses revestimentos que também são usados para fazer cabos de aço.

Inoxidável

O cabo de aço inoxidável é indispensável para trabalhos em que o cabo entra em contato com ácidos sulfúricos, banhos clorados, soluções alcalinas e salinas. Caso o cabo não seja inoxidável para esse tipo de trabalho, ele não fornecerá a segurança necessária – e nem terá a durabilidade que você busca.

Galvanizado

Para quem busca cabos de aço para marinha, pesca, plataformas offshore e outras, o cabo de aço galvanizado é o melhor. Afinal, ele tem uma camada de zinco que gera muita proteção contra corrosão.

Como é feito o cabo de aço?
Como é feito o cabo de aço?

Polido

Esse tipo de cabo de aço é usado em trabalhos externos e equipamentos que ficam expostos ao tempo, como pontes, guinchos, guindastes e tratores. Como são cabos que estão em constante movimento, precisam ser lubrificados corretamente.

PVC e Nylon

Esse tipo de revestimento garante que o cabo de aço tenha uma durabilidade maior. É como se fosse uma camada de proteção extra, que impede o contato do cabo com determinadas substâncias ou o próprio tempo. Conte com a Cabofer para encontrar todos os tipos de cabos de aço que você precisa para o seu projeto. Entre em contato agora mesmo.

Cabo de Aço
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: