Cabos de Aço para Elevadores, Guinchos e Cintas

Quais são as Principais Aplicações do Cabo de Aço? Entenda!

Principais Aplicações do Cabo de Aço
Principais Aplicações do Cabo de Aço
Conteúdo do post

As principais aplicações do cabo de aço, muitas vezes, não estão em evidência no dia a dia. No entanto, outras aplicações já são muito mais evidentes, como é o caso dos cabos de aço em um guindaste, por exemplo.

Mas o principal critério que você precisa considerar para escolher os melhores cabos de aço é justamente a sua durabilidade e segurança em cada situação. E é por isso que existem cabos de aço de todos os tipos, para todas as necessidades.

Neste artigo, a Cabofer vai te ajudar com algumas principais aplicações do cabo de aço. Continue lendo e saiba mais.

Principais aplicações do Cabo de Aço
Principais aplicações do Cabo de Aço

Você sabe quais são as principais aplicações do cabo de aço?

Seja na construção civil ou mesmo em uma utilização caseira, os cabos de aço são amplamente necessários no dia a dia. Abaixo, veja uma lista das principais aplicações do cabo de aço:

  • Elevadores sociais;
  • Elevadores de carga;
  • Guindastes;
  • Caminhão munck;
  • Maquinários industriais;
  • Teleféricos/bondinhos;
  • Freios automobilísticos;
  • Freios de bicicleta;
  • Aparelhos de academia;
  • Cercas;
  • Navios e ambientes navais;
  • Indústria química;
  • Indústria de petróleo e gás;
  • Aviação;
  • Entre outros.

Continue lendo para entender quais cabos de aço são ideais para cada uma dessas aplicações do dia a dia.

Veja também quais são os tipos de cabos de aço que existem.

Elevadores sociais

Os elevadores sociais, aqueles que você entra todos os dias no prédio que você mora, possuem cabos de aço na operação. Nesse caso, o cabo de aço polido é uma boa opção, já que ele tem propriedades mecânicas adequadas para isso. Além disso, precisa de lubrificação para estar sempre seguro e funcional.

Elevadores de carga

Para os elevadores de carga, onde você vai transportar móveis ou equipamentos de trabalho, também precisam de cabos de aço. E eles também podem receber o cabo de aço polido, desde que a manutenção seja feita em dia para manter o cabo de aço sempre em dia.

Quais são as principais aplicações do cabo de aço?
Quais são as principais aplicações do cabo de aço?

Guindastes

Aqueles guindastes gigantescos de trabalho também precisam de cabos de aço para que os pesos possam ser alçados com segurança. O cabo de aço polido é também uma alternativa para essa situação.

O acabamento polido também pode ter uma estética diferente, especialmente para veículos em que o cabo fica aparente. Isso acaba fazendo parte do projeto de design do guindaste.

Caminhão munck

O mesmo vale para o caminhão munck, que tem um conceito parecido com o guindaste. O cabo de aço a ser usado no caminhão munck pode ser polido, desde que tenha a resistência, espessura e composição mecânica adequada para aquela necessidade técnica. Lembre-se que cada necessidade pede um cabo de aço.

Principais Aplicações do Cabo de Aço

Maquinários industriais

Dependendo do tipo de indústria, o cabo de aço inoxidável vai ser a opção mais indicada. Especialmente se a indústria for química. Mas ainda assim, outros modelos também podem ser usados para algumas situações, como o polido, revestido ou galvanizado.

Teleféricos/bondinhos

O cabo de aço que conduz o teleférico do ponto A ao ponto B geralmente fica exposto ao tempo. Logo, ele precisa de um revestimento inoxidável para se manter 100% seguro e flexível. Caso contrário, o cabo de aço perderá resistência e não vai mais oferecer segurança ao equipamento.

Freios automobilísticos

Na indústria automobilística, os cabos de aço estão presentes em vários lugares. Especialmente nos freios. E nesse caso, eles também precisam de revestimentos especiais, como os cabos de aço galvanizados ou inoxidáveis. A camada de zinco ajuda a proteger o cabo dos desgastes do uso do freio.

Principais aplicações do Cabo de Aço
Cabos de Aço podem ser utilizados para freio automobilístico

Freios de bicicleta

Nos freios de bicicleta, o mesmo acontece. No entanto, nesse caso, o cabo de aço é muito mais fino e recebe uma proteção extra de conduíte para não ficar exposto ao tempo. Ele também recebe uma proteção de zinco para garantir a durabilidade e segurança do ocupante da bike.

Aparelhos de academia

Até mesmo dentro da academia você vai encontrar aplicações do cabo de aço! Afinal, os aparelhos de musculação precisam de um sistema de elevação, que geralmente é feito com cabos de aço revestidos com conduíte de PVC ou nylon.

Saiba também a vida útil de um cabo de aço.

Cercas

Uma das principais aplicações do cabo de aço está, também, na construção de cercamentos. Ou seja, isolamento de áreas para delimitar um terreno ou mesmo para gerar segurança para o ambiente. Nesse caso, os cabos de aço precisam de revestimento para não oxidarem, sem a necessidade de um reforço, pois eles não precisam suportar peso.

Navios e ambientes navais

A indústria naval também trabalha com muito cabeamento de aço, e nesse caso, a escolha do produto precisa ser ainda mais detalhista. Ele precisa ser galvanizado, pois não pode oxidar de forma alguma, já que o contato com a maresia é um convite a oxidação. 

O zinco fundido no cabo de aço galvanizado garante que o material esteja sempre em dia para o funcionamento dos instrumentos navais.

Cabos de Aço podem ser utilizados para indústrias de Petróleo e gás
Cabos de Aço podem ser utilizados para indústrias de Petróleo e gás

Indústria química

Na indústria química os cabos de aço também são utilizados, por incrível que pareça. E nesse caso, eles também precisam ser inoxidáveis e protegidos contra a ação de vários produtos corrosivos.

Esse tipo de cabo de aço contém cromo, níquel e molibdênio e, por isso, são resistentes e não vão correr em contato com produtos químicos fortes.

Indústria de petróleo e gás

Uma das maiores indústrias do mundo, a de gás e petróleo, também utilizam cabos de aço para as mais diferentes atividades do dia a dia. Para esse tipo de necessidade, os cabos também precisam ser inoxidáveis e protegidos contra corrosão, pois eles vão ser usados em sistemas de perfuração, elevação, transporte de equipamentos e outros.

Esse tipo de cabo de aço geralmente está associado a atividades com condições extremas de calor, pressão e temperaturas.

Veja também com qual material é feito o cabo de aço.

Aviação

Na indústria da aviação há também uma larga utilização de cabos de aço de todos os tipos: inoxidáveis, galvanizados, revestidos e de aço polido. Afinal, um avião possui inúmeras composições, com ou sem contato com o ar.

As principais aplicações do cabo de aço podem ser 100% visíveis a olho nu, ou podem estar apenas nos bastidores de uma grande indústria ou serviço. Mas eles são indispensáveis no dia a dia.

Conte com a Cabofer para encontrar as melhores opções para a sua necessidade. Entre em contato agora mesmo pelo WhatsApp.

Principais Aplicações do Cabo de Aço
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: