Cabos de Aço para Elevadores, Guinchos e Cintas

Como Cortar Cabo de Aço? Passo a Passo e Orientações Importantes

Como cortar Cabo de Aço?
Como cortar Cabo de Aço?
Conteúdo do post

Saber como cortar cabo de aço corretamente é crucial para não acontecer de você sofrer alguma lesão ou danificar o cabo que você tem em mãos.

Afinal, o corte precisa ser feito com a técnica e a ferramenta correta, a fim de promover resultados mais satisfatórios. 

Pensando nisso, preparamos um passo a passo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira!

Como cortar cabo de aço?

Na hora de cortar cabo de aço, é muito importante seguir um passo a passo que considere premissas de segurança pessoal e cuidados com o item a ser cortado.

Como cortar cabo de aço?
Como cortar cabo de aço?

Desse modo, além de ter um resultado mais positivo, você também garante que nenhum fragmento irá causar lesões em você. Confira o passo a passo:

1. Preparação e itens de segurança

Antes de iniciar o corte do cabo de aço, a preparação é um passo fundamental. Aqui, não estamos nos referindo apenas à organização de ferramentas, mas principalmente à garantia de sua segurança pessoal. 

Para começar, tenha à mão luvas resistentes, ideais para proteger suas mãos de abrasões e cortes que o cabo pode causar. 

Da mesma forma, óculos de segurança são vitais, pois ao cortar o cabo, pequenos fragmentos de metal podem se soltar e, por isso, proteger seus olhos é indispensável. 

2. Use o alicate adequado para a espessura

Nem todos os alicates de corte são iguais. Cada ferramenta é projetada para lidar com diferentes espessuras e tipos de materiais. 

Assim, para garantir um corte eficaz e seguro, é fundamental escolher o alicate de corte de cabo de aço adequado à espessura específica do cabo com o qual está trabalhando.

Por que é importante saberr como cortar cabo de aço?
Por que é importante saberr como cortar cabo de aço?

Se a ferramenta for inadequada, você não só terá dificuldades no processo, mas também corre o risco de danificar o alicate ou o próprio cabo.

Verifique nas instruções do fabricante se você possui o alicate ideal.

Veja também: Quais são as principais aplicações do cabo de aço? Entenda!

Como cortar cabo de aço

3. Aplique pressão constante e contínua

Depois de separar o alicate adequado, é hora de iniciar o corte propriamente dito. Aqui, devemos ter em mente que a técnica é tão importante quanto a ferramenta.

Ao cortar o cabo de aço, é preciso aplicar uma pressão uniforme e contínua no alicate. Essa ação assegura que o cabo seja cortado de maneira limpa, evitando pontas irregulares. 

Além disso, evite movimentos abruptos ou hesitantes, pois isso pode não apenas prejudicar a qualidade do corte, mas também comprometer a segurança.

Consistência e paciência são peças-chave na hora de cortar cabo de aço.

4. Verifique se as extremidades estão limpas

Depois de cortar o cabo de aço, reserve um tempo para examinar as extremidades cortadas. 

Procure por rebarbas afiadas ou pontos salientes que possam causar ferimentos. Se necessário, use uma lima ou ferramenta similar para alisar as extremidades, garantindo um acabamento limpo e seguro.

Não deixe fragmentos cortantes à mostra, pois outra pessoa pode manipular o cabo sem esse conhecimento e se ferir. Até mesmo você pode se acidentar durante o uso do cabo.

Passo a Passo para cortar Cabo de Aço
Passo a Passo para cortar Cabo de Aço

5. Finalização com remoção de resíduos e higienização das mãos

Ao finalizar o processo, certifique-se de coletar e descartar qualquer pedaço de cabo de aço ou detrito de forma adequada. 

Esses resíduos, se deixados por perto, podem se tornar um risco, especialmente em ambientes com muita circulação de pessoas. 

Por fim, lembre-se de lavar bem as mãos para remover quaisquer resíduos metálicos ou oleosidade. Nunca subestime a necessidade de cuidar da sua segurança em cada etapa.

Use cabos de aço de qualidade e em bom estado

Se você buscou entender como cortar cabo de aço com o propósito de reaproveitar algum material que você tem em casa, lembre-se que esse tipo de item possui uma determinada vida útil.

Isso quer dizer que nem sempre reaproveitar um cabo será a melhor opção. Estar atento aos sinais de quando se deve substituir um cabo de aço e adquirir um novo pode ser essencial para garantir sua segurança durante o manuseio do material.

Caso você esteja precisando de um novo cabo de aço, conte com a Cabofer! Nossos especialistas aguardam o seu contato para orientá-lo sobre o melhor cabo de aço para o seu objetivo. Conte com a gente.

Como cortar cabo de aço
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: