Cabos de Aço para Elevadores, Guinchos e Cintas

Quando se Deve Substituir um Cabo de Aço?

Quando se deve substituir um cabo de aço?
Quando se deve substituir um cabo de aço?
Conteúdo do post

Saber quando se deve substituir um cabo de aço é extremamente importante para evitar acidentes e garantir a segurança de uma série de atividades que exigem esse acessório tão importante.

Mas, o que deve ser considerado na hora de avaliar as características do cabo? Neste texto, elencamos informações sobre o assunto que você precisa saber para manter o bom funcionamento do cabo de aço. Acompanhe!

Resumo do conteúdo:

  • A vida útil de um cabo de aço varia e é crucial estar ciente deste prazo; cada fabricante fornece uma estimativa desta “validade”;
  • Além dos sinais visíveis de desgaste ou danos, é fundamental considerar a presença de corrosão e a redução significativa do diâmetro como indicadores de que a substituição é necessária;
  • Uma análise minuciosa do cabo é vital para garantir que ele ainda possa ser utilizado com segurança e eficácia;
  • Ao decidir substituir um cabo de aço, é imprescindível investir em uma opção de qualidade.

Quando se deve substituir um cabo de aço?
Quando se deve substituir um cabo de aço?

Quando se deve substituir um cabo de aço?

O cabo de aço é um componente vital em muitas aplicações industriais, desde guindastes até teleféricos. A integridade desse cabo é crucial para garantir operações seguras e eficientes. 

Mas, como todo material, cabos de aço têm um limite de vida útil e, por isso, é vital saber o momento correto de substituí-los.

Para isso, é muito importante avaliar algumas características específicas do seu cabo de aço, para poder detectar sinais de que é o momento ideal de fazer a troca segura. Veja quais pontos considerar:

1. Número de quebras

Se um certo número de arames em uma única perna ou em um laço do cabo estiver quebrado, pode ser um sinal de que o cabo precisa ser substituído. 

Quando se deve substituir um cabo de aço?
Qual o momento ideal para a substituição de um cabo de aço?

O número exato pode variar dependendo das normas ou diretrizes específicas para cada aplicação. 

Por isso, é importante conhecer bem o cabo que você tem usado para avaliar se as quebras exigem a substituição ou não.

Veja também com qual material é feito o cabo de aço.

Quando se deve substituir um cabo de aço?

2. Desgaste visível

Cabos de aço que apresentem desgaste excessivo ou achatamento ao longo de sua extensão devem ser considerados para substituição.

Se a integridade está danificada a ponto de apresentar um desgaste significativo, quer dizer que seu cabo pode estar colocando as suas atividades diárias em risco.

3. Sinais de corrosão

A presença de ferrugem ou outros sinais de corrosão podem comprometer a integridade do cabo. Caso a corrosão seja profunda e não apenas superficial, é indicativo de que o cabo de aço deve ser trocado.

Entretanto, cuidado para não se enganar: mesmo quando a corrosão parece muito superficial, é crucial fazer uma análise minuciosa do cabo, a fim de ter a certeza de que tal característica não causará prejuízos.

Veja também: Quais são as principais aplicações do cabo de aço? Entenda!

É importante a substituição por um cabo de qualidade
É importante a substituição por um cabo de qualidade

4. Deformações

Qualquer deformação, como amassados, dobras ou nós, pode afetar a capacidade de carga e a segurança do cabo. Se estas deformações não puderem ser corrigidas, o cabo deve ser substituído.

Lembrando que as correções devem ser de qualidade, e não parciais. Ou seja, se não é possível retornar às características iniciais, o melhor é trocar.

5. Redução do diâmetro

Se o diâmetro do cabo diminuir significativamente em relação ao diâmetro original devido ao desgaste ou estiramento, é hora de substituir um cabo de aço para garantir a segurança e a funcionalidade.

Fique atento à validade do cabo de aço

A vida útil de um cabo de aço também deve ser levada em conta. Cada tipo de cabo de aço possui uma vida útil estimada, que o próprio fabricante é capaz de apresentar.

Essa vida útil é como se fosse uma validade, que garante a segurança do cabo, desde que esteja em boas condições de uso, por um tempo determinado.

Estar atento a esse tipo de limite é crucial para evitar acidentes e garantir que o uso do cabo de aço seja feito de forma qualificada.

Fique atento à validade do Cabo de Aço
Fique atento à validade do Cabo de Aço

A troca por um cabo de qualidade é importante

Agora que você já sabe quando se deve substituir um cabo de aço, lembre-se ainda da importância de adquirir opções de qualidade e com um excelente custo-benefício. Aqui na Cabofer você encontra uma variedade de cabos de aço, para as mais diversas necessidades, com muita qualidade e robustez. Conheça os nossos produtos e invista em segurança no seu dia a dia!

Quando se deve substituir um cabo de aço?
Gostou do Post? Compartilhe agora mesmo: